15 DICAS DE ECONOMIA NA ÁREA DE ENERGIA ELÉTRICA

 ECONOMIA DOMÉSTICA  FOCO EM  ENERGIA ELÉTRICA

 Meu nome é Valeska huffel e sou economista, formada pela UFSM, e tenho algumas dicas e práticas úteis para cuidar do seu dinheiro. 

    Hoje em dia a energia elétrica é um dos maiores vilões do nosso bolso, por isso separei 15 dicas para ajudar no orçamento doméstico.

  Colocar em aplicações essas práticas podem ajudar a controlar o orçamento familiar, reduzir despesas do lar e ajudam a colaborar com um desenvolvimento social mais sustentável. Confira algumas dicas interessantes que, ao serem implementadas na sua rotina doméstica, farão a diferença no seu bolso:

1. Desligue a função turbo do seu chuveiro: se o seu chuveiro é pressurizado, desligar a função turbo desliga também o motor que garante maior pressão na saída da água, proporcionando menor gasto de energia.

2. Mantenha seu refrigerador cheio: espaços vazios exigem mais do motor para manter os alimentos congelados. Quanto mais itens no freezer, melhor.

3. Desligue os eletrodomésticos da tomada: ao finalizar seu uso, desligá-los da tomada ajuda a economizar. Afinal, aquela luz vermelha também consome energia.

4. Aproveite a luz do sol: aproveite a luz natural, abra as cortinas e evite o gasto desnecessário ao utilizar luzes artificiais de dia.

5. Instale painéis solares: estes trabalham durante o dia, captando a luz solar e posteriormente aquecendo a água utilizada no banho.

6. Compre eletrodomésticos de classificação A: os aparelhos que possuem o selo da Procel com classificação A consumem menos energia em seu uso.

7. Apague a luz ao sair de um ambiente: apesar de parecer lógico, somente quando adotamos esse costume no dia a dia ele se torna um hábito, ajudando a evitar o desperdício.

8. Troque suas lâmpadas: utilizar uma lâmpada de LED pode reduzir consideravelmente o consumo de energia da sua casa. Existem ainda outras opções econômicas, como as fluorescentes.

9. Mantenha o chuveiro na posição verão: em dias com clima agradável, deixar o chuveiro na posição verão pode ajudar a economizar até 30% mais do que deixá-lo na posição inverno.

10. Troque a borracha de vedação da geladeira: se a mesma não está mais cumprindo seu papel e está dando vazão ao ar frio, vale a pena trocá-la por uma nova, evitando o desperdício.

11. Espere os alimentos esfriarem para guardá-los na geladeira: ao serem guardados quentes, a geladeira trabalhará mais para que os mesmos atinjam uma temperatura compatível ao de seu interior.

12. Livre-se de extensões: extensões e benjamins (o famoso “T”) ajudam a desperdiçar energia. Utilize-os somente se necessário.

13. Evite utilizar os eletrodomésticos no horário de pico: o horário de pico é o horário em que se dá o maior consumo de energia elétrica. É estabelecido entre 18h e 22h, sendo aconselhável evitá-lo.

14. Limpe o filtro do ar condicionado: manter o filtro do ar condicionado sempre limpo evita a sobrecarga do aparelho para o resfriamento do ambiente.

15. Desligue a chave de energia: vai viajar? Desligue a chave de energia e evite o desperdício de energia por eletrodomésticos sem uso.


Comentários